Programa Educativo
Programa Educativo
O programa educativo do Projeto Maravilha está dividido em duas frentes principais: ações e programas voltados para as escolas e professores, e uma programação diferenciada para o público em geral articulando conteúdos relacionados às obras dos artistas Anna Bella Geiger e Carlos Vergara com o meio ambiente, a natureza, sustentabilidade, a história da cidade, o monumento geológico do Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e os povos originários, entre outros temas transversais.
As ações do programa têm a intenção de atuar como propulsoras de relação potentes entre os sujeitos e sua forma de estar e se relacionar com a arte, com o outro e com o mundo à sua volta.

Entre Arte, Educação e Natureza
O Programa Educativo socioambiental do Projeto Maravilha tem como ponto de partida a arte contemporânea, a natureza e nossas relações com o meio ambiente. Mas quais relações queremos provocar? De respeito e cuidado com a natureza, promovendo contextos sustentáveis com o meio ambiente, em estados sensíveis de afetar e ser afetado pela arte, pelo outro, pelos seres humanos e não humanos.
A partir dessas premissas e conteúdos, entre o pensar, o ver, o sentir e o experimentar, as ações do Programa Educativo atuam com diferentes públicos e grupos: escolas públicas da cidade, comunidade local, crianças, famílias e turistas que visitam o Morro do Pão de Açúcar, entre outros públicos específicos atraídos pelas diferentes propostas do Programa e iniciativas do Projeto Maravilha.
Bia Jabor – Coordenadora do Programa Educativo

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
Quintas Maravilha
JANEIRO 2026 – JULHO 2026
Programa de ateliês inspirados nos processos criativos e investigativos de Anna Bella Geiger, a partir de sua trajetória artística e das obras em exposição no Bosque das Artes: Typus Terra Incognita, e as três videoarte históricas da artista que o público poderá acessar: Passagens II (1974), Mapas Elementares II (1977) e Declaração em Retrato II (1976).
As oficinas acontecem nas quinta-feiras de manhã das 10h às 12h no Bosque das Artes no Parque Bondinho Pão de Açúcar. Programação sujeita a lotação (em caso de chuva forte a programação será adiada).
DATAS:
Janeiro/ Fevereiro
15, 22 e 29/01 e 05 e 12/02/2026
Julho
02, 09, 16, 23 e 30/07

Programação com escolas e programas parceiros
Programa de residência artístico-pedagógica
MARÇO A JUNHO 2026
Programa de encontros continuados realizados pela equipe do Programa Educativo com escola pública do entorno na Urca. Os encontros continuados na escola vão trabalhar com explorações pelo bairro e visitas ao Projeto Maravilha com os alunos e professores participantes do programa desenvolvendo pesquisas, criações artísticas e projetos em conjunto com os artistas educadores, a partir dos conteúdos e obras do Projeto Maravilha. As turmas da escola quefizerem parte do projeto visitarão o Projeto Maravilha através da parceria com o Educa Bondinho. Ao final do programa será realizada uma exposição na escola com os trabalhos dos alunos e professores.
